segunda-feira, 16 de maio de 2011

Registo do dia da mãe - uma nova experiência...

O dia da mãe já passou...mas as recordações deste dia estão presentes e decidimos registar este momento...numa nova experiência, descrevemos o nosso dia especial e cada um de nós teve a oportunidade de escrever uma parte do texto no computador...

 


 

 

 


Projectos à volta da água...

O nosso projecto da água, tem-nos feito navegar agora, por águas do oceano e transportou-nos até ao mundo dos animais marinhos...
Descobrimos os pássaros do mar. A Mariana Correia e a Constança tiveram a iniciativa de participar neste projecto e fizeram a comunicação das suas aprendizagens ao restante grupo...






todos gostámos e até imitámos o som e movimento das gaivotas Sorridentes

No fim já somos nós que fazemos parte do nosso registo do projecto e escrevemos no computador...estamos mesmo crescidos!!!

Companhia Pai e Filho

Recebemos na nossa sala, a visita da Companhia Pai e Filho, que nos presenteou com um lindo espectáculo de fantoches...
Senhores e senhoras vamos apresentar o teatro "A Avó Capuchinha"



Palmas para o Salvador e o seu pai...estão de parabéns!!! Obrigada pela vossa dedicação...

Teatro "Advinha quanto eu gosto de ti"

Ouvimos a história "Advinha quanto eu gosto de ti". Uma história ternurenta que tenta quantificar o nosso amor por alguém... será possivel medir o nosso amor?

Decidimos fazer o teatro...


O Sr. Porquinho (Salvador) apresentou a pequena lebre castanha (Mariana Duarte) e a grande lebre castanha (Maria Inês)
Gosto de ti este tamanho todo!

e eu gosto de ti assim....

gosto de ti o caminho todo até ao rio...

olhando para o céu lembrou-se que não havia caminho mais longe...

Gosto de ti até à lua!!!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ed. Física - Biodiversidade e o Mar

Na expressão pelo movimento tentamos introduzir novidades e promover mudanças em tudo o que se refere à imaginação, pensamento criativo e originalidade. Nesta aula e em articulação com o trabalho que está a ser feito na sala com as educadoras do Jogo Dramático, apelámos à expressão no sentido de transformar o tema do Mar e o tema mais geral da Biodiversidade tentando chegar a produtos diferentes e originais, através da representação e da interiorização da experiência.


Primeiro escolhemos um dos desenhos que estavam espalhados pela sala relacionado com a biodiversidade e à nossa maneira interpretamos essas imagens com movimentos. Alguns deslocaram-se pelo espaço como borboletas, grilos, peixes, golfinhos, como ou vento e houve até quem fizesse de estrela-do-mar ou de sol.



Demos maior ênfase ao Mar por ser o tema que está neste momento a ser abordado na sala do JD. Foto de peixes a nadar no oceano.

 
Fizemos representações por pares. Nas fotos seguintes temos duas interpretações diferentes de uma estrela-do-mar triste e uma estrela-do-mar contente.




Também jogamos ao jogo dos habitats. De um lado da corda era um habitat e do outro lado era outro habitat completamente diferente. Na foto temos de um lado da corda o deserto (muito calor) e do outro lado da corda o pólo norte (muito frio). Também representamos o habitat aéreo / aquático, e outros que foram sugeridos pelos alunos.


 
Por fim jogamos o jogo dos escultores em que aos pares, um interpretou o papel de escultor e o outro de barro. O escultor ia modelando o barro com o objectivo de lhe dar a forma expressiva desejada.



Com esta Unidade Didática desenvolvemos e potenciámos a originalidade de cada aluno, divertimo-nos e consolidámos conceitos de que temos vindo a falar ao longo do ano na nossa sala do JD.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Aula de música

Estivemos a tocar xilofone...e a explorar as cores e as notas musicais


Projecto "As tartarugas"

O Tomás Curião, o Leandro e o Tomás Matos depois da sua longa pesquisa, envolvimento e empenho neste projecto, fizeram a comunicação que tanto aguardavam...

Muito motivados e interessados, precisaram de pouca ajuda para comunicar aos seus amigos aquilo que tinham descoberto e aprendido.







Folar da Páscoa

Para celebrar a Páscoa, não nos podiamos esquecer da tradição do folar.
"O folar é um pão com ovos" (Rafaela) tradicional da Páscoa e o que acham de experimentarmos fazer?



 Vimos quais eram os ingredientes necessários e aprendemos a pesar (comparámos pesos, vimos o que era mais pesado e mais leve)...
Haviam alguns ingredientes sólidos que pesámos na balança, mas o leite era um ingrediente liquido e por isso usámos o copo com as medidas...
 e com tudo preparado começamos...





Depois da massa levedar "a massar foi tapada para crescer" (Maria Inês) moldamos o folar e colocámos os ovos cozidos



Na hora de experimentar...estava delicioso!!! um dos folares comemos e o outros partilhámos com a sala intelectual