terça-feira, 29 de março de 2011

Ainda nada?







Com a chegada da Primavera, na semana da leitura, ouvimos a história "Ainda Nada". Decidimos como o Sr. Luis, semear umas sementes de flores do campo...


Primeiro pusemos a terra nos 5 vasos...









Depois pusemos as sementes com carinho...


Pusemos a terra por cima das sementes..

E regámos...porque a água é muito importante para elas crescerem...

e precisam de sol também...

Sabemos que a germinação leva cerca de 20 dias e por isso fizemos o registo e estamos a contar os dias que passam...
O Sr. Luis da história não teve paciência e não chegou a ver o crescimento da flor mas nós aprendemos que temos de ter paciência e calma e só assim iremos ver crescer as nossas sementes e deslumbra-las a florir...

E não é que passados 5 dias que já contámos e assinalámos no nosso registo, já se conseguem ver umas folhitas!!!

Histórias com a família...

Na semana da leitura convidámos as famílias a contar-nos histórias e estávamos muito felizes por vos receber...

Recebemos na nossa sala, a avó do Tomás Curião, a mãe da Maria Inês, a mãe da Carlota, o pai do Salvador, o pai da Mariana Correia e o pai da Mariana Duarte. OBRIGADA PELA VOSSA PRESENÇA...gostámos muito das vossas histórias e de terem vindo à nossa sala.
 

 

 

 

 

 

Visita à Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana

No dia 21 de Março, começou também a 5º edição da Semana da Leitura que é uma iniciativa do Plano Nacional da Leitura e com objectivo de promover o gosto pelos livros e pela leitura, fomos à biblioteca Municipal de São Domingos de Rana.

Fizemos um texto colectivo sobre o nosso passeio...
"Fomos a pé para a biblioteca e no caminho vimos campos de futebol, lojas e gostámos de ver as árvores de fruto. Não gostámos de ver o lixo no chão" (texto colectivo) 

"Fomos para uma sala com histórias e almofadas de muitas cores" (texto colectivo)

"E duas senhoras contaram-nos a história "O João e a cidade de betão", um menino que vivia numa sitio cinzento e queria flores" (texto colectivo)
"Depois pintámos flores para ficar na biblioteca e os pais irem ver" (texto colectivo)









Dia da árvore

O chilrear que ouvíamos nos nossos momentos de silêncio, era o segredar dos passarinhos a dizer que o Inverno tinha que se ir embora, e as flores a desabruchar nos jardins faziam chegar a mensagem que estava a caminho a Primavera...
No dia 21 de Março, num dia cheio de sol, recebemos a Primavera com grande entusiasmo! Mas não era só a vinda da Primavera que havia para celebrar, era também o dia da árvore. Um dia importante para divulgar a mensagem sobre a importância das florestas para a vida!


Primeiro falámos sobre a importância das árvores e o que elas nos dão...fizemos uns cartazes com as nossas ilustrações e fomos para a rua...





Passamos por muitas pessoas e a todas divulgámos a nossa mensagem para Cuidar das árvores!

O senhor do restaurante que quisemos entrar, até nos deu uns rebuçados..obrigado!




E na relva descansámos um pouco e estava na hora de ir para a escola -  "Eu não quero ir  para a escola, quero falar com mais senhoras para dizer para cuidar das árvores" (Matilde Gamboa)

Dia do Pai

O dia do Pai estava a aproximar-se e queriamos fazer uma prenda...o que acham se fizessemos uma Tshirt? Todos gostaram da ideia e iamos experimentar pela primeira vez monotipías... dedicados e com orgulho todos fizemos as tshirts para oferecer ao pai!

 

 




Que giras!!! O nosso pai é mesmo engraçado!

Para a festa do Dia do Pai decidimos fazer um teatro e como estava a chegar o dia da árvore, a Ema inventou uma pequena história sobre uma floresta em que muitas personagens que tanto falamos apareciam -  "A Floresta das histórias" - que juntava algumas histórias que gostamos muito...
Construimos um livro que "ficou muito giro porque tinha as nossas carinhas" (Verónica) e ensaiamos durante a semana toda o teatro. Fizemos o convite ao pai, com uma forma especial, era um puzzle para o pai fazer connosco e descobrir a mensagem...Estavamos tão anciosos que todos os dias perguntavamos se aquele era o dia do pai...bem... tanto perguntámos que na sexta-feira, a Ema respondeu "Sim! É hoje, o dia da festa do dia do Pai"...Boa!!!

Convite do Pai da Carlota, que montou o puzzle e descobriu que ia haver uma festa!!!!

 
Era uma vez...






E viveram felizes para sempre... e mais uma vez, brilharam!!!  Estiveram muito bem e iluminam a nossa sala...Parabéns a todos! 
(obrigado ao pai do Salvador e à mãe da Carlota que nos enviaram algumas fotos)